quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Marta Laurente dos Reis

"Quando iniciei meu trabalho no grupo escolar de jussiara a diretora utilizava os novatos para substituir os professores quando estes faltavam porque acreditava que o professor tinha que adquirir experiência para depois assumir uma sala de aula, na minha opinião um pensamento equivocado, porque cada dia assumia uma turma e com conteúdos preparados por outra pessoa. Nessa época posso dizer que encontrei dificuldades principalmente com a indisciplina dos alunos, já no ano seguinte comecei a lecionar para o 3° ano primário , dediquei muito tempo na preparação das aulas e consegui atrair meus alunos para a aprendizagem. 

Os Anos foram se passando e por problemas políticos eu fui dispensada da prefeitura, pois eu era uma daquelas pessoas que são contratadas e em época de eleições conforme o prefeito que ganha dispensa os funcionários.

No entanto isso foi para mim um desafio. Costurava para ganhar, ministrava cursos de corte e costura e com esse dinheiro comecei a cursar o curso de letras na Fafijan, no mesmo ano comecei a lecionar na 8ª série, um curso extensivo do Abraham Lincoln de Kaloré. Eu também tinha 5 aulas, na 5ª e 6ª séries da escola Alvorada da Infância, no período da manhã, todos os dias ministrava a 1 aula e ia para casa, uma aula por dia porque os professores de Kaloré vinham com o ônibus que fazia o trajeto de Jandaia á São João do Ivaí, passando pela balsa, o ônibus chegava em Jussiara às 8:30. 

Eu adorava quando chovia e os professores faltavam porque a Diretora pedia para eu atender os alunos até o horário do recreio, então eu dava aula de Educação Artística, Indústria Caseira e Técnica Agrícola. Naquele tempo os alunos adoravam estudar, e eu tinha umas turminhas boas, foi uma pena muitos não conseguiram cursar o ensino superior, uns por fatores financeiros, outros por falta de perspectiva de vida e ou até mesmo incentivo dos pais e da própria escola.

Em 1991 fui escolhida pelos professores para assumir a direção da Escola Estadual Alvorada da Infância. A tarefa não foi fácil, diretor com muita vontade de trabalhar porém inexperiente com professores todos vindo de fora, sem secretários e pedagogo, apenas 3 serventes estaduais, lutava com aquilo que tinha e sempre envolvendo a comunidade. Em 1993, veio a municipalização do ensino de 1ª a 4ª série e dividiu a escola em duas, eu dirigia as duas, porém recebia apenas por uma. Isso foi um fator negativo que aconteceu porque as duas tinham números inferiores de alunos e passaram a não receber verbas do FNDE.

Com o passar do tempo a população foi diminuindo e cogitava o fechamento das escolas com poucos alunos. Reuni autoridades escolares: APMF, Conselho Escolar, Associação de moradores e autoridades municipais e fizemos uma solicitação por escrito para a permanência da Escola no distrito e encaminhamos á Secretaria de Educação, à senhora Alcione Saliba, no documento mostramos a importância da escola para a comunidade. 

Mais tarde consegui através de esforços e envolvimento político a implantação do Ensino Médio. Depois de participar de vários encontros sobre Educação do Campo, todas as reuniões e seminários em Faxinal, estava eu lá, na defesa da Educação do campo. Conseguimos que o Colégio Estadual de Campo Alvorada da Infância com o objetivo de garantir o direito à educação do homem do campo no espaço, em que ele vive numa escola contextualizada capaz de superar as reais necessidades dos alunos.

Posso me sentir uma pessoa quase realizada porque para uma escola de campo que valorize o homem do campo o trabalho está apenas começando. Um fato curioso que aconteceu durante as minhas aulas foi que uma aluna que lia muito, ao produzir cartões para os namorados durante um projeto que estava desenvolvendo sobre os diversos tipos de amor, a aluna desenhou um coração e escreveu dentro Valentine's Day, e eu fiquei curiosa e e fui pesquisar sobre e descobri que este é um feriado especial comemorado em países da Europa, nos Estados Unidos no dia 14 de fevereiro e é equivalente ao nosso dia dos namorados. Ainda durante a pesquisa descobri os motivos que deram origem a este dia.

Antigamente era mais calmo trabalhar na escola o professor era alguém querido pelos alunos. Embora a educação fosse mais rígida a figura do professor era de alguém que tinha autoridade. Havia respeito entre os colegas de classe. Quando havia falta de respeito com o professor ele tinha autoridade de dar um castigo ao aluno e preparar uma avaliação diferente das demais, um pouco mais rígida. Era mais fácil educar, as pessoas eram mais dóceis, atenciosas e traziam de casa uma motivação interna, não convivíamos com os problemas de hoje: os problemas de comportamento ou de comportamentos inadequados para a aprendizagem que não são de fato o problema, e sim apenas a consequência. E a causa é a falta de motivação.

Sabemos que existem inúmeros fatores que influenciaram a motivação de cada um de nós. A família é o principal fator que exerce influencia sobre a motivação. Hoje temos que ser professor e psicólogo ao mesmo tempo para lidar comas adversidades que acontecem na escola.

A Escola era para transmitir conhecimentos tinha um Diretor que ditava as ordens as serem cumpridas pelos professores, alunos e demais funcionários. Os alunos não chegavam atrasados e dificilmente faltavam, a entrada era organizada em filas, os alunos não conversavam na fila e nem durante a entrada na sala. As carteiras eram organizadas em filas e não era permitido conversas e nem olhar para trás muitas vezes o professor utilizava uma régua de madeira e os alunos respeitavam. 

O recreio era organizado saindo também por fila, uma turma depois outra. Alunos e professores respeitavam, isto é, cumpriam o regulamento e o regimento da escola na íntegra. O Currículo da disciplina tinha que ser cumprido durante o ano. o professor tinha que dar todos os conteúdos do Planejamento. O professor fazia um plano de aula diário que era vistado pelo diretor ou supervisor de ensino. A gestão da escola não era democrática muitas vezes o professor obedecia ordens, mas não opinava sobre elas."


Obs: Foram feitas apenas pequenas correções para dar coesão ao texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...